John Galliano

sexta-feira, março 04, 2011

Depois de ter estado ausente do blog durante umas três semanas ainda me ando a pôr a par de todas as notícias e etc que surgiram por estes dias. Uma delas é o que aconteceu em torno dos comentários racistas de John Galliano e o seu consequente despedimento da Dior.

Por um lado, concordo com o despedimento, não acho que seja admissível em qualquer circunstância fazer comentários tão cruéis a alguém só porque é judeu. Ou por ser outra coisa qualquer. E compreendo o despedimento: afinal não é de uma marca qualquer que estamos a falar mas sim de uma das mais conceituadas casas de alta-costura a nível mundial.

Por outro, é triste e condenável - e aqui concordo com a editora da Vogue italiana Franca Sozzani num recente comentário que fez - que face a tais comentários, em vez de terem ignorado e ido embora ou chamado a polícia se tenham preocupado mais em filmar e denegrir a imagem de alguém enquanto este se encontrava bêbado.

É pena que, depois de Alexander McQueen, aconteça também algo a este que é um dos melhores designers da actualidade. Com isto, não estou a defender tal comportamento, mas apenas a constatar o facto de que a carreira de John Galliano vai ser bastante abalada por isto.


E vocês, o que têm a dizer sobre tudo isto? Concordam com o despedimento?

9 comentários:

  1. Ainda é algo que está por resolver e desmistificar. Há quem diga que o criador tenha sido insultado primeiro devido ao chapéu militar que trazia.. bem, histórias e mais histórias que se podem contar mas concordo com o despedimento. Acho que foi um acto que a casa Dior teria de tomar, forçada ou não!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá! Sobre o post tenho a dizer que em países civilizados a falta de profissionalismo e comportamentos irresponsáveis pagam-se caro.
    A DIOR é um negócio, como tal não pode estar associada a uma pessoa que sofre alcoolismo, dependências tóxicas e sistemáticas depressões/mudanças de humor.
    Os problemas não vinham de hoje. Só se agravaram porque vieram ao público.

    PS- Tenho pena que ele tenha perdido o emprego, mas no mundo dos negócios, não há espaço para erros.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. claro que sim, independentemente de quem seja, todos os comentários racistas são completamente condenáveis, e a Dior como grande marca que é só podia ter tomado esta atitude. Se não o tivesse feito, seria ainda mais escandaloso para a marca. No entanto é triste, ver que uma pessoa tão genial como ele, tenha caido desta forma.

    ResponderEliminar
  4. Sim... Mas deixa-me triste.

    E sim, concordo com o comentario feito por Franca Sozzani. Aliás, no video, ouvem-se risos e provocações.

    Enfim...é esperar para ver

    ResponderEliminar
  5. Percebo a posição da Casa Dior, no entanto também acho que vai perder bastante com este despedimento. Não que concorde com o que foi proferido, ams porque trata-se de uma pessoa realmente muito talentosa e que, por consequência, enriquecia bastante os desfiles da marca.
    Também é de notar, que, estanto ele bêbado, foi bastante provocado, e não acredito que, no seu estado normal dissesse o que disse.
    Mas como sempre, alguém aproveitou para filmar e publicar... O que também não foi feito com boas intenções!

    xoxo
    Lux

    ResponderEliminar
  6. Confesso que nunca gostei do Galliano. Não como designer, claro, mas sim como pessoa. Nunca me inspirou grande confiança (talvez pela forma como se apresenta) mas também nunca pensei que ele fosse capaz de descer tão baixo, ainda por cima em relação a um assunto cujas marcas e nódoas negras ainda hoje perduram. Acho muito bem que ele tenha sido despedido. A Casa Dior é demasiado conceituada para deixar alguém com um nível de decência e moral tão baixo continuar a fazer parte da equipa.
    E com isto não quero dizer que façam uma inspecção de moral a todos os que colaboram com a marca, isso seria impossível. Apenas digo que, caso ele tivesse essa opinião sobre os judeus, ao menos a guardasse para si, e que não fizesse figuras tristes em público, o que poderia ter vindo a denegrir a própria Dior em si.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente ainda existem deste tipo de pessoas capazes de deitar os outros abaixo...
    Tb te sigo querida!

    ResponderEliminar
  8. É uma situação complicada, especialmente para uma casa francesa. A actuação de Galliano é condenável, mas todo o folclore associado ao caso só serve para fazer eco das palavras de um bêbado. Uma personalidade pública deve ter cuidado com o que diz. Mas também há uma coisa chamada liberdade de expressão...

    ResponderEliminar